FUNDAMENTAL 1

Nesta fase, a criança passa a ter todas as suas forças dirigidas ao seu desenvolvimento da sua essência individual (ser anímico).
Emancipando-se da vida puramente corporal, sua força vital reaparece metamorfoseada em boa memória, imaginação, prazer em repetições rítmicas, e frequentemente em desejo de conhecer imagens de caráter universal capazes de estimular a fantasia.

O pensamento da criança dessa fase provém mais daquilo que ela vivencia com o coração do que daquilo que ela entende a partir do intelecto e da razão; pode-se falar em “um sentimento que pensa”. Este pensar é, portanto, ainda muito diferente do pensar analítico e especulativo do adulto.

A grande força para aprender, nesse momento, é a capacidade de vivenciar intensamente imagens em seu interior. Essas imagens falam ao mundo dos sentimentos das crianças, e é por intermédio delas que a criança se liga aos conteúdos apresentados. O professor deve ser um artista, no sentido mais amplo da palavra, e todo o ensino deve ser uma obra de arte.

WhatsApp Image 2018-09-07 at 14.07.34.jp

Vínculo professor-aluno:

O professor de classe acompanha a mesma turma ao longo do Ensino Fundamental, estabelecendo uma relação profunda e duradoura com seus alunos e suas respectivas famílias, além de acompanhar o processo de desenvolvimento de cada aluno de forma contínua.

Elemento artístico como base:

Os conteúdos são trabalhados e despertados através da vontade aliada ao ensino artístico. Desta forma, a atividade artística, o ensino por meio de imagens nas diferentes disciplinas, os ritmos e movimentos da vida e da natureza despertam o interesse do aluno para o aprendizado. Os alunos produzem seus próprios livros e cadernos, integrando as habilidades manuais, artísticas e intelectuais à percepção do conhecimento como um todo.

WhatsApp Image 2018-07-05 at 19.29.34.jp

Aulas em épocas:

As disciplinas são ministradas de forma concentrada durante a primeira metade do período diário escolar, em módulos temáticos, com duração aproximada de quatro semanas. Assim, alunos e professores aprofundam-se e vivenciam de forma intensa e contínua as matérias, criando forte vínculo e envolvimento com elas através de diferentes atividades e dinâmicas.

Ritmo escolar:

Atividades executadas de forma rítmica e regular levam aos hábitos que participam da formação da personalidade. O pensar, o sentir e o agir são igualmente desenvolvidos. Os elementos científicos, artísticos e morais são reunidos para estimular pensamentos claros, sentimentos ricos e responsabilidade no atuar.

WhatsApp Image 2018-07-06 at 13.55.18.jp

A compreensão do tempo (presente, passado e futuro) e o despertar da memória trazem vitalidade à criança. Este conteúdo é oferecido por meio de vivências dos ritmos do dia, das estações do ano e das festas cristãs.

WhatsApp Image 2018-06-25 at 03.39.40.jp

Épocas do ano e festas cristãs:

" Sala em movimento"

Precursora no Brasil, nossa escola adotou em 2014 um ambiente de sala de aula que proporciona um aprendizado mais ativo, dinâmico e criativo, além de desenvolver de forma mais constante e intensa os vários sentidos sensoriais, diferentes competências sociais, autonomia, prontidão, entre outras coisas.  O mobiliário móvel permite diversas possibilidades de uso pedagógico e didático, como os bancos e almofadas do 1º ao 3º ano, e mesas dobráveis no 4º ano, e é uma das principais ferramentas utilizadas nesta metodologia.

Atividades com sentido:

O movimento e atividades artísticas impregnadas de propósitos vivificam o aprendizado. Os conteúdos das diferentes disciplinas são trabalhados intensamente e de forma viva através da música, canto, arte da fala, desenhos de forma, cirandas, aquarela, flauta, dramatizações, histórias, brincadeiras populares, jogos, modelagem em argila, desenho livre e dirigido, vivência dos trabalhos primordiais, trabalho prático com a terra, plantio, estudos do meio, viagens pedagógicas, confecção e aprendizado de rabeca, danças e atividades como andar com perna de pau, pular corda, subir em árvores, culinária, entre outras, proporcionam condições para um aprendizado saudável, envolvente e cheio de entusiasmo e vida.

Além de a Escola Associativa Waldorf Veredas oferecer o conteúdo curricular regulamentado nos parâmetros nacionais, que inclui as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais, Língua Inglesa, Educação Física, Iniciação Musical e Educação Artística, também são ministradas aulas de Alemão, Jardinagem, Euritmia (arte do movimento), Trabalhos Manuais e Ensino Religioso.

UM POUCO DO NOSSO DIA A DIA

INFANTIL

O dia a dia da educação infantil nas escolas Waldorf tem o cuidado com o ritmo e o equilíbrio no plano diário e semanal.  A observação dos ciclos anuais pelo adulto traz à criança a segurança da repetição e a alegria das novas experiências.

FUNDAMENTAL 2

Por volta dos 12 aos 14 anos,  passa a compreender racionalmente os fenômenos e observá-los exteriormente. Através da  percepção são conduzidos a impressão para alcançarem o conhecimento.

MÉDIO

P1290084.JPG

Desenvolvimento da capacidade de análise crítica e reflexiva do jovem,
sua familiarização com o mundo, e o senso de responsabilidade.