FUNDAMENTAL 2

Por volta dos 12 aos 14 anos, a criança atravessa uma profunda transformação em sua relação com o mundo que a circunda. Nas fases anteriores, as vivências eram elaboradas de forma mais interiorizada, a partir de suas experiências. Contudo, agora, sua força, anímica e fisicamente, irrompe em direção ao mundo exterior, e ela quer participar dele de forma efetiva, como uma verdadeira cidadã.

Isto implica uma nova maneira de colocar-se diante do mundo. Sua vida sentimental se fortalece e está mais madura para uma ação diretiva no mundo. As forças interiores, em especial a força do pensar, começam a se sobressair, contudo ainda não há um direcionamento correto destas forças.

WhatsApp Image 2018-06-25 at 03.40.23.jp

No início da puberdade, a criança busca exercitar esta sua nova capacidade de compreensão do mundo através da causalidade, isto é, ela passa a organizá-lo através do entendimento trazido pelo pensamento, e busca a ordem que lhe é inerente. Agora ela se torna mais madura para compreender racionalmente os fenômenos e observá-los exteriormente, quer seja linguístico, histórico, geográfico, químico ou físico. Isto se dá através de vivências simples e primordiais (percepção), conduzindo-os a uma impressão final (conceituação), criando uma imagem global e aberta do assunto em questão (conhecimento).

Por outro lado, sua capacidade imaginativa ainda precisa ser cuidadosamente cultivada com imagens plenas de significado, a fim de que o aluno não corra o risco de enveredar por dois extremos: um mundo fantasioso, descolado da realidade; ou um mundo racionalmente calculado, no qual não há mais lugar para os sentimentos ou para a imaginação.

Além dos conteúdos que já vêm sendo trabalhados nos anos anteriores, a partir do 6º ano surgem a Física, a Química, a Astronomia e a Mineralogia. Na língua materna, a introdução à sintaxe; na Matemática, a álgebra. A Geografia abarca todos os continentes, e a História, de Roma ao mundo contemporâneo.

UM POUCO DO NOSSO DIA A DIA

INFANTIL

O dia a dia da educação infantil nas escolas Waldorf tem o cuidado com o ritmo e o equilíbrio no plano diário e semanal.  A observação dos ciclos anuais pelo adulto traz à criança a segurança da repetição e a alegria das novas experiências.

FUNDAMENTAL 1

A grande força para aprender, nesse momento, é a capacidade de vivenciar intensamente imagens em seu interior. O professor deve ser um artista, no sentido mais amplo da palavra, e todo o ensino deve ser uma obra de arte.

MÉDIO

P1290084.JPG

Desenvolvimento da capacidade de análise crítica e reflexiva do jovem,
sua familiarização com o mundo, e o senso de responsabilidade.