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INFANTIL

Como ferramenta, o impulso primário da imitação nutre a criança através do seu ambiente. A criança imita profundamente tudo ao seu redor, envolta em véus do inconsciente, pelos canais dos sentidos, e essas impressões recebidas afetam diretamente o funcionamento do seu organismo corpóreo em todas as suas funções fundamentais: respiração, digestão, circulação, e até mesmo o processo de crescimento. É importante, para isso, que nas atividades propostas para essa etapa da existência física, devam prevalecer as atitudes de reverência e gratidão pela vida.

O dia a dia da educação infantil nas escolas Waldorf tem o cuidado com o ritmo e o equilíbrio no plano diário e semanal.  A observação dos ciclos anuais pelo adulto traz à criança a segurança da repetição e a alegria das novas experiências.

As crianças são envolvidas nas atividades através de uma linguagem plena de imagens e melodias. Vivenciam cada atividade diária planejada levando em consideração o ritmo, com movimentos de expansão e contração.

Os contos de fadas trazem vívidas forças vitalizantes para a fantasia e imaginação, assim como as rodas com versos e poesias, que traduzem o entorno cultural e natural (as festas do ano e as mudanças das estações).

 

Fazer comida, pintar, desenhar, modelar, caminhar e costurar traz o apoio para a estrutura interior de vivência de tempo e espaço.

O brincar livre é o eixo principal que apoia a formação saudável do ser humano, e o ambiente é cuidadosamente cultivado para que a criança possa encontrar em suas experiências o mundo e a si mesmo.

No ventre da mãe, desde a Concepção, desenrola-se um milagre cercado de bênçãos para uma nova vida. Durante os primeiros sete anos de vida, o ser humano tem como tarefa principal lançar as bases corporais de saúde que irão se espelhar na formação de seu caráter.

UM POUCO DO NOSSO DIA A DIA

FUNDAMENTAL 1

A grande força para aprender, nesse momento, é a capacidade de vivenciar intensamente imagens em seu interior. O professor deve ser um artista, no sentido mais amplo da palavra, e todo o ensino deve ser uma obra de arte.

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FUNDAMENTAL 2

Por volta dos 12 aos 14 anos,  passa a compreender racionalmente os fenômenos e observá-los exteriormente. Através da  percepção são conduzidos a impressão para alcançarem o conhecimento. 

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MÉDIO

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Desenvolvimento da capacidade de análise crítica e reflexiva do jovem, 
sua familiarização com o mundo, e o senso de responsabilidade. 

 

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