(19) 3262-1322

(19) 3262-1377

(19) 3262-0744

Estrada Municipal Adelina Segantini

Cerqueira Leite, s/n - Km 2,6 

Chácara São Rafael

Campinas - SP

CEP - 13098-035

Vídeo: David Reeks / Fotografias: Viviane Saião, Ivana Cubas, Alexandre Macedo, José Albano.

Desenvolvimento: uba.rocks 

 A PEDAGOGIA WALDORF
"Um caminho para o desenvolvimento do ser humano" 

A Pedagogia Waldorf parte de uma visão ampliada do ser humano, considerando, com o mesmo grau de importância, seus desenvolvimentos cognitivo, social e emocional, e corpóreo. Neste sentido, na Escola Waldorf, o currículo é concebido a partir das fases de desenvolvimento das crianças e jovens, e a metodologia contempla as capacidades de pensar, de sentir e de agir, com vistas ao progresso do ser humano integral.

Esta metodologia de ensino tem como finalidade a formação do ser humano livre, que tenha forças de aspiração, intenção e resolução para sua vida, resultando no desenvolvimento de um indivíduo criativo e responsável, apto para a vida comunitária e para a prática da cidadania.

O currículo atende às exigências legais da Base Nacional Curricular Comum, e a prática pedagógica está fundamentada no exercício e no desenvolvimento de habilidades científicas e artísticas, e de princípios éticos, e não apenas no acúmulo de informações e conhecimentos.

A Pedagogia Waldorf surgiu em 1919, na Alemanha, a partir da busca do dono de uma fábrica por uma instituição de ensino para os filhos de seus funcionários. Este empresário encontrou em Rudolf Steiner a personalidade que deu a esta escola a estrutura social e a base pedagógica em que as Escolas Waldorf de todo o mundo se apoiam ainda hoje.

Atualmente existem mais de 900 escolas Waldorf em todo o mundo, e cerca de 150 mil alunos de diferentes etnias, crenças e culturas vivenciam a Pedagogia Waldorf na Europa, na América do Sul, na América do Norte, na Ásia, na África e na Oceania. Seus valores pedagógicos têm o reconhecimento da UNESCO, e esta orientação pedagógica foi considerada capaz de responder aos desafios educacionais, principalmente em áreas de grandes diferenças culturais.