INFANTIL

Como ferramenta, o impulso primário da imitação nutre a criança através do seu ambiente. A criança imita profundamente tudo ao seu redor, envolta em véus do inconsciente, pelos canais dos sentidos, e essas impressões recebidas afetam diretamente o funcionamento do seu organismo corpóreo em todas as suas funções fundamentais: respiração, digestão, circulação, e até mesmo o processo de crescimento. É importante, para isso, que nas atividades propostas para essa etapa da existência física, devam prevalecer as atitudes de reverência e gratidão pela vida.

O dia a dia da educação infantil nas escolas Waldorf tem o cuidado com o ritmo e o equilíbrio no plano diário e semanal.  A observação dos ciclos anuais pelo adulto traz à criança a segurança da repetição e a alegria das novas experiências.

As crianças são envolvidas nas atividades através de uma linguagem plena de imagens e melodias. Vivenciam cada atividade diária planejada levando em consideração o ritmo, com movimentos de expansão e contração.

Os contos de fadas trazem vívidas forças vitalizantes para a fantasia e imaginação, assim como as rodas com versos e poesias, que traduzem o entorno cultural e natural (as festas do ano e as mudanças das estações).

 

Fazer comida, pintar, desenhar, modelar, caminhar e costurar traz o apoio para a estrutura interior de vivência de tempo e espaço.

O brincar livre é o eixo principal que apoia a formação saudável do ser humano, e o ambiente é cuidadosamente cultivado para que a criança possa encontrar em suas experiências o mundo e a si mesmo.

No ventre da mãe, desde a Concepção, desenrola-se um milagre cercado de bênçãos para uma nova vida. Durante os primeiros sete anos de vida, o ser humano tem como tarefa principal lançar as bases corporais de saúde que irão se espelhar na formação de seu caráter.

UM POUCO DO NOSSO DIA A DIA

Rotina ensino infantil
Rotina ensino infantil

Toda semana fazemos pão

press to zoom
Rotina ensino infantil
Rotina ensino infantil

Brinquedos que estimulam a fantasia

press to zoom
Rotina ensino infantil
Rotina ensino infantil

A estrutura da sala de aula representa uma casa, com cozinha individual e muito acolhimento

press to zoom
Rotina ensino infantil
Rotina ensino infantil

A hora da história, a mais aguardada da manhã...

press to zoom
Rotina ensino infantil
Rotina ensino infantil

Tanque de areia um prato cheio para muita criatividade.

press to zoom
Rotina ensino infantil
Rotina ensino infantil

Tanque de areia um prato cheio para muita criatividade.

press to zoom
Rotina ensino infantil
Rotina ensino infantil

E o balanço que vira trenzinho, que vira avião, que vira o que eles quiserem...

press to zoom
Festa da primavera
Festa da primavera

Celebração da entrada dessa linda estação...

press to zoom
Festa da primavera
Festa da primavera

A família celebra junto com a classe

press to zoom
Festa da primavera,
Festa da primavera,

Todos os detalhes são preparados com muito carinho

press to zoom
Festa da menina da lanterna
Festa da menina da lanterna

Teatro encenado pelos pais.

press to zoom
Festa da menina da lanterna
Festa da menina da lanterna

Passeio das lanternas, momento de muita beleza

press to zoom

FUNDAMENTAL 1

A grande força para aprender, nesse momento, é a capacidade de vivenciar intensamente imagens em seu interior. O professor deve ser um artista, no sentido mais amplo da palavra, e todo o ensino deve ser uma obra de arte.

Ver Mais

FUNDAMENTAL 2

Por volta dos 12 aos 14 anos,  passa a compreender racionalmente os fenômenos e observá-los exteriormente. Através da  percepção são conduzidos a impressão para alcançarem o conhecimento. 

Ver Mais

MÉDIO

P1290084.JPG

Desenvolvimento da capacidade de análise crítica e reflexiva do jovem, 
sua familiarização com o mundo, e o senso de responsabilidade. 

 

Ver Mais