top of page
aaa-21.jpg

MÉDIO

Educar o pensar, conhecer o mundo e reconhecer as próprias potencialidades. Estes são os desafios no Ensino Médio.

O jovem, nesta fase, conquista sua capacidade julgadora e pressente fortemente um ideal, que procura tanto em si quanto nos outros e no mundo. A busca por autenticidade e verdade concretiza o caminho em direção a este ideal.

A missão pedagógica no Ensino Médio envolve: a capacidade de análise crítica e reflexiva do jovem, relacionada aos conteúdos e vivências; a familiarização do jovem com o mundo, e com as tarefas que dele provêm, cultivando o senso de responsabilidade; o conhecimento do mundo em seus múltiplos aspectos, trazendo autoconsciência; e a descoberta da individualidade do jovem.

asdA-21.jpg

No Ensino Médio da Escola Associativa Waldorf Veredas, os alunos têm aulas nos períodos da manhã e da tarde com professores especialistas, abrangendo um currículo com as disciplinas de Química, Física, Biologia, História, Geografia, Literatura, Sociologia, Filosofia, Alemão, Inglês, Tecnologia, Português, Matemática, Educação Física, Artes Aplicadas, Trabalhos Manuais, Ensino Religioso, Coral, Euritmia (arte do movimento) e Projeto. São realizadas viagens de aprofundamento e Estágio Social. E como fechamento desse ciclo, os jovens realizam um Teatro e desenvolvem um Trabalho de Conclusão de Curso.

Para fortalecer o elo entre família-aluno-escola, cada classe do Ensino Médio conta com a presença de dois Tutores, que acompanham todo o grupo durante este ciclo. Os tutores estabelecem com a classe projetos e iniciativas que promovem o crescimento coletivo e o cultivo à força do jovem como instrumento de transformação social.

biografias.jpg

Baião,
programa ConFluências na Diversidade
Itinerário Euritmia- Ensino Médio  2023

UM POUCO DO NOSSO DIA A DIA

INFANTIL

O dia a dia da educação infantil nas escolas Waldorf tem o cuidado com o ritmo e o equilíbrio no plano diário e semanal.  A observação dos ciclos anuais pelo adulto traz à criança a segurança da repetição e a alegria das novas experiências.

Ver Mais

FUNDAMENTAL 1

A grande força para aprender, nesse momento, é a capacidade de vivenciar intensamente imagens em seu interior. O professor deve ser um artista, no sentido mais amplo da palavra, e todo o ensino deve ser uma obra de arte.

Ver Mais

FUNDAMENTAL 2

Por volta dos 12 aos 14 anos,  passa a compreender racionalmente os fenômenos e observá-los exteriormente. Através da  percepção são conduzidos a impressão para alcançarem o conhecimento. 

Ver Mais

 

bottom of page