(19) 3262-1322

(19) 3262-1377

(19) 3262-0744

Estrada Municipal Adelina Segantini

Cerqueira Leite, s/n - Km 2,6 

Chácara São Rafael

Campinas - SP

CEP - 13098-035

Vídeo: David Reeks / Fotografias: Viviane Saião, Ivana Cubas, Alexandre Macedo, José Albano.

Desenvolvimento: uba.rocks 

Música

A música fala à alma humana. Linguagem universal, desenvolve a expressão do Homem, o equilíbrio, a autoestima, o autoconhecimento, a integração social.

 

Por ela, a humanidade fortalece a união fraterna entre todos os povos e entre cada indivíduo.

HISTÓRIA

A Escola Veredas é a primeira escola Waldorf com Ensino Fundamental e Médio em Campinas. É associativa, e formada por pessoas que acreditam na Pedagogia Waldorf não apenas como uma prática pedagógica escolar, mas como um precioso meio de conhecer o mundo, reconhecer-se nele e atuar de forma consciente, criativa e sensível. Localizada em área rural, proporciona o contato diário e cuidadoso com a natureza, o que valoriza e fortalece a proposta pedagógica.

2008

Conclusão das Salas do Ensino Fundamental

 

Foi concluída a construção das 9 salas do Fundamental. Ao mesmo tempo que o espaço físico da escola se estabelecia, as relações associativas se desenvolviam e alcançavam uma estabilidade maior.

2001

Nascimento da Associação Apuá de Ensino Fundamental

 

No ano de 2001, pais, professores e amigos do Jardim das Amoras iniciaram encontros em prol de uma Escola Waldorf Associativa de Ensino Fundamental. A Veredas nasceu de parte deste grupo que se uniu a novos pais no início de 2002, em Sousas. Eram apenas 13 famílias e 2 professores entre jardim e primeiro ano. Inicialmente a sede da escola foi em uma chácara alugada e depois em uma casa emprestada.

1987/1989

As primeiras sementes do Movimento Waldorf em Campinas

O movimento Waldorf existe em Campinas desde 1987 através de pequenas iniciativas e grupos de estudos de pessoas interessadas pela Pedagogia Waldorf e Antroposofia.

2003

Construção da Atual Sede
 

Em 2003, graças ao espírito criativo e empreendedor de um grupo de famílias e com a ajuda da Software AG para a compra de um terreno, a escola conseguiu construir suas primeiras quatro salas de madeira e um pátio coberto. Este passo foi um marco muito importante em nossa história: ter uma sede própria para poder crescer e se desenvolver!

2004

Junção dos Jardins dos Pitangas e Recanto Sabiá, a Veredas

 

Em 2004, o grupo que havia estado junto no princípio e que agora estava envolvido com o Jardim dos Pitanguás e Recanto dos Sabiás uniu-se novamente à Veredas, fortalecendo o movimento de ensino fundamental Waldorf na região. Uma das mães presenteou a nova escola com quatro salas para
a Educação Infantil. Com isso, a escola cresceu muito em número de alunos, fortalecendo consideravelmente sua comunidade.

2006

Construção da Segunda fase do Ensino Fundamental e Salão de Euritmia

Recebemos mais uma doação da Software AG e conseguimos iniciar a construção das salas de Ensino Fundamental II. Também nesse ano, uma amiga da escola, vendo as aulas de Euritmia acontecerem em pátio aberto, nos presenteou com um belo e amplo salão de Euritmia.

2012

Inauguração da Quadra Poliesportiva

 

Os alunos cresciam e nos mostravam a necessidade de terem uma quadra de esportes. Esta construção mobilizou de fato toda a comunidade, que se envolveu através de venda de rifas, artesanato e eventos para reunir os recursos necessários. Depois de anos de esforço, finalmente em 2012 nasce a tão sonhada quadra poliesportiva!

2010

Sala de Música e laboratório

Uma admiradora da nossa escola, nos presentou com recursos nanceiros necessários para nalmente termos uma sala de música. A música é fundamental na pedagogia Waldorf e ter esse espaço adequado foi um grande presente para nossa comunidade! Também o atual laboratório foi construído com este recurso.

2013

Acessibilidade e Cozinha

Em 2013 a escola deu os primeiros passos em prol da acessibilidade em seu espaço físico. Uma pequena cozinha onde acontecem hoje as aulas de culinária também foi construída.

2014

Nasce o Ensino Médio

 

Atendendo a pedidos de alunos do 9. ano, iniciamos em 2013 estudos para darmos um passo em direção ao Ensino Médio, que nasceu em 2014. As salas construídas para abrigar provisoriamente
as novas turmas de Ensino Médio também foram generosamente presenteadas por um pai da escola.

2015

Nesse ano inauguramos mais uma turma de Ensino Médio e construímos um pequeno camarim que está sendo usado hoje como sala de idiomas.

2017

Edificação de mais um prédio para o Ensino Médio, oferecendo estrutura física adequada para atender nossos jovens.

"A sementes de uma história construída por muitas mãos, mentes e corações"

ESTRUTURA E GESTÃO ESCOLAR

Escola associativa

 

A Escola Associativa Waldorf Veredas é uma associação civil de professores, pais e amigos, sem fins lucrativos. A responsabilidade da Associação é promover a estrutura material, financeira e administrativa para o desenvolvimento das metas pedagógicas da escola.

Gestão participativa

 

Faz parte da proposta da Pedagogia Waldorf o trabalho voluntário de pais, professores e funcionários, através do engajamento em atividades de gestão - toda a diretoria associativa é composta por voluntários - e também condução da escola, como mutirões, grupos de trabalho, comissões, eventos culturais, palestras, assembleias e reuniões pedagógicas. A participação aproxima-nos da comunidade, trazendo-nos a consciência de fazermos parte dela e sermos também responsáveis por ela; todos estão convidados a participar. A estrutura de uma organização é resultado de um processo contínuo particular de cada escola; neste momento o funcionamento da Veredas pode ser representado da seguinte forma:

O Grupo Gestor

 

é composto pelas Diretorias Associativa e Pedagógica, Administrador(a) Escolar e administrador da escola. Tem finalidade de gerenciar o andamento dos processos escolares, especialmente a partir do olhar administrativo e associativo, sendo responsável por conduzir, alinhar e acompanhar as discussões e trabalhos realizados, sem interferir na responsabilidade das instâncias competentes. Realiza reuniões semanais.

 

Diretoria Pedagógica

 

Eleita pelo Conselho de Professores para um período de 1 ano e meio, a Diretoria Pedagógica representa a escola no âmbito legal junto à Diretoria de Ensino. Dentre outras atribuições, garante o cumprimento da legislação educacional e conduz o processo de gestão relacionado às questões pedagógicas da escola, acompanhando atividades de planejamento educacional. A Diretoria Pedagógica atua em parceria direta com a Coordenação Pedagógica e também com a Diretoria Associativa, sendo a representante do corpo pedagógico dentro do Grupo Gestor.

 

Coordenação Pedagógica Eleita pelo Conselho de Professores também para um período de 1 ano e meio, a Coordenação Pedagógica tem a tarefa de acompanhamento mais direto de pais, alunos e professores em questões pedagógicas e específicas do cotidiano escolar, trabalhando em parceria direta com a Diretoria Pedagógica.

 

Conselho de Professores

 

É composto por todos os professores do Ensino Infantil, Fundamental e Médio sendo responsável pelo planejamento, execução e avaliação do trabalho pedagógico. O Conselho se reúne às quintas-feiras.

 

Diretoria Associativa

 

A Diretoria Associativa é composta por 5 diretores, eleitos em assembleia geral de sócios para períodos de 2 anos, representa a associação e responde juridicamente por ela. Conduz os processos de gestão administrativa e planejamento.

Contatos das comissões:
 

Obras: 
comissao.obras@escolaveredas.com.br

 

Comunicação: 
comissao.comunicacao@escolaveredas.com.br

 

Saúde e Segurança: 
comissao.saude.seguranca@escolaveredas.com.br

 

Bazar das Mãos:
bazar.das.maos@escolaveredas.com.br

 

Financeira: 
comissao.financeira@escolaveredas.com.br


Fraterna:
comissao.fraterna@escolaveredas.com.br


Social:
comissao.social@escolaveredas.com.br


Meio Ambiente:
comissao.meio.ambiente@escolaveredas.com.br