FUNDAMENTAL 2
Por volta dos 12 aos 14 anos, a criança atravessa uma profunda transformação em sua relação com o mundo que a circunda. Nas fases anteriores, as vivências eram elaboradas de forma mais interiorizada, a partir de suas experiências. Contudo, agora, sua força, anímica e fisicamente, irrompe em direção ao mundo exterior, e ela quer participar dele de forma efetiva, como uma verdadeira cidadã.
Isto implica uma nova maneira de colocar-se diante do mundo. Sua vida sentimental se fortalece e está mais madura para uma ação diretiva no mundo. As forças interiores, em especial a força do pensar, começam a se sobressair, contudo ainda não há um direcionamento correto destas forças.
No início da puberdade, a criança busca exercitar esta sua nova capacidade de compreensão do mundo através da causalidade, isto é, ela passa a organizá-lo através do entendimento trazido pelo pensamento, e busca a ordem que lhe é inerente. Agora ela se torna mais madura para compreender racionalmente os fenômenos e observá-los exteriormente, quer seja linguístico, histórico, geográfico, químico ou físico. Isto se dá através de vivências simples e primordiais (percepção), conduzindo-os a uma impressão final (conceituação), criando uma imagem global e aberta do assunto em questão (conhecimento).
Por outro lado, sua capacidade imaginativa ainda precisa ser cuidadosamente cultivada com imagens plenas de significado, a fim de que o aluno não corra o risco de enveredar por dois extremos: um mundo fantasioso, descolado da realidade; ou um mundo racionalmente calculado, no qual não há mais lugar para os sentimentos ou para a imaginação.
Além dos conteúdos que já vêm sendo trabalhados nos anos anteriores, a partir do 6º ano surgem a Física, a Química, a Astronomia e a Mineralogia. Na língua materna, a introdução à sintaxe; na Matemática, a álgebra. A Geografia abarca todos os continentes, e a História, de Roma ao mundo contemporâneo.
UM POUCO DO NOSSO DIA A DIA
Estudo Mineralogia
Petar 7º ano
Petar 7º ano
Petar 7º ano
pães para arrecadação de verba para teatro 8º ano
pães para arrecadação de verba para teatro 8º ano
pães para arrecadação de verba para teatro 8º ano
bazar das pulgas arrecadação de verba para teatro 8º ano
Descreva sua imagem.
INFANTIL
O dia a dia da educação infantil nas escolas Waldorf tem o cuidado com o ritmo e o equilíbrio no plano diário e semanal. A observação dos ciclos anuais pelo adulto traz à criança a segurança da repetição e a alegria das novas experiências.
FUNDAMENTAL 1
A grande força para aprender, nesse momento, é a capacidade de vivenciar intensamente imagens em seu interior. O professor deve ser um artista, no sentido mais amplo da palavra, e todo o ensino deve ser uma obra de arte.
MÉDIO
Desenvolvimento da capacidade de análise crítica e reflexiva do jovem,
sua familiarização com o mundo, e o senso de responsabilidade.