FUNDAMENTAL 1

Nesta fase, a criança passa a ter todas as suas forças dirigidas ao seu desenvolvimento da sua essência individual (ser anímico).
Emancipando-se da vida puramente corporal, sua força vital reaparece metamorfoseada em boa memória, imaginação, prazer em repetições rítmicas, e frequentemente em desejo de conhecer imagens de caráter universal capazes de estimular a fantasia.

O pensamento da criança dessa fase provém mais daquilo que ela vivencia com o coração do que daquilo que ela entende a partir do intelecto e da razão; pode-se falar em “um sentimento que pensa”. Este pensar é, portanto, ainda muito diferente do pensar analítico e especulativo do adulto.


A grande força para aprender, nesse momento, é a capacidade de vivenciar intensamente imagens em seu interior. Essas imagens falam ao mundo dos sentimentos das crianças, e é por intermédio delas que a criança se liga aos conteúdos apresentados. O professor deve ser um artista, no sentido mais amplo da palavra, e todo o ensino deve ser uma obra de arte.

WhatsApp Image 2018-09-07 at 14.07.34.jp

Vínculo professor-aluno:

O professor de classe acompanha a mesma turma ao longo do Ensino Fundamental, estabelecendo uma relação profunda e duradoura com seus alunos e suas respectivas famílias, além de acompanhar o processo de desenvolvimento de cada aluno de forma contínua.  

Elemento artístico como base:

Os conteúdos são trabalhados e despertados através da vontade aliada ao ensino artístico. Desta forma, a atividade artística, o ensino por meio de imagens nas diferentes disciplinas, os ritmos e movimentos da vida e da natureza despertam o interesse do aluno para o aprendizado. Os alunos produzem seus próprios livros e cadernos, integrando as habilidades manuais, artísticas e intelectuais à percepção do conhecimento como um todo.

WhatsApp Image 2018-07-05 at 19.29.34.jp

Aulas em épocas:

As disciplinas são ministradas de forma concentrada durante a primeira metade do período diário escolar, em módulos temáticos, com duração aproximada de quatro semanas. Assim, alunos e professores aprofundam-se e vivenciam de forma intensa e contínua as matérias, criando forte vínculo e envolvimento com elas através de diferentes atividades e dinâmicas.

Ritmo escolar:

Atividades executadas de forma rítmica e regular levam aos hábitos que participam da formação da personalidade. O pensar, o sentir e o agir são igualmente desenvolvidos. Os elementos científicos, artísticos e morais são reunidos para estimular pensamentos claros, sentimentos ricos e responsabilidade no atuar.

WhatsApp Image 2018-07-06 at 13.55.18.jp

A compreensão do tempo (presente, passado e futuro) e o despertar da memória trazem vitalidade à criança. Este conteúdo é oferecido por meio de vivências dos ritmos do dia, das estações do ano e das festas cristãs.

WhatsApp Image 2018-06-25 at 03.39.40.jp

Épocas do ano e festas cristãs:

" Sala em movimento"

Precursora no Brasil, nossa escola adotou em 2014 um ambiente de sala de aula que proporciona um aprendizado mais ativo, dinâmico e criativo, além de desenvolver de forma mais constante e intensa os vários sentidos sensoriais, diferentes competências sociais, autonomia, prontidão, entre outras coisas.  O mobiliário móvel permite diversas possibilidades de uso pedagógico e didático, como os bancos e almofadas do 1º ao 3º ano, e mesas dobráveis no 4º ano, e é uma das principais ferramentas utilizadas nesta metodologia.

Atividades com sentido:

 

O movimento e atividades artísticas impregnadas de propósitos vivificam o aprendizado. Os conteúdos das diferentes disciplinas são trabalhados intensamente e de forma viva através da música, canto, arte da fala, desenhos de forma, cirandas, aquarela, flauta, dramatizações, histórias, brincadeiras populares, jogos, modelagem em argila, desenho livre e dirigido, vivência dos trabalhos primordiais, trabalho prático com a terra, plantio, estudos do meio, viagens pedagógicas, confecção e aprendizado de rabeca, danças e atividades como andar com perna de pau, pular corda, subir em árvores, culinária, entre outras, proporcionam condições para um aprendizado saudável, envolvente e cheio de entusiasmo e vida.

Além de a Escola Associativa Waldorf Veredas oferecer o conteúdo curricular regulamentado nos parâmetros nacionais, que inclui as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais, Língua Inglesa, Educação Física, Iniciação Musical e Educação Artística, também são ministradas aulas de Alemão, Jardinagem, Euritmia (arte do movimento), Trabalhos Manuais e Ensino Religioso.

UM POUCO DO NOSSO DIA A DIA

Dia a dia em sala de aula
Dia a dia em sala de aula
Aula de música
Aula de música
Cadernos
Cadernos

Exposição pedagógica

Somos presenteados com a natureza
Somos presenteados com a natureza

Descreva sua imagem.

Festa de São João
Festa de São João

Descreva sua imagem.

Festa de São João
Festa de São João

Descreva sua imagem.

Festa de São João
Festa de São João

Descreva sua imagem.

P1290217
P1290217

Descreva sua imagem.

Estudo do meio
Estudo do meio

Época do milho

Sala de aula
Sala de aula

mobiliário flexível, projeto aprender em movimento

INFANTIL

O dia a dia da educação infantil nas escolas Waldorf tem o cuidado com o ritmo e o equilíbrio no plano diário e semanal.  A observação dos ciclos anuais pelo adulto traz à criança a segurança da repetição e a alegria das novas experiências.

Ver Mais

FUNDAMENTAL 2

Por volta dos 12 aos 14 anos,  passa a compreender racionalmente os fenômenos e observá-los exteriormente. Através da  percepção são conduzidos a impressão para alcançarem o conhecimento. 

Ver Mais

MÉDIO

P1290084.JPG

Desenvolvimento da capacidade de análise crítica e reflexiva do jovem, 
sua familiarização com o mundo, e o senso de responsabilidade. 

 

Ver Mais